Área do Conselho Deliberativo


Conselho Deliberativo

Publicado em 19 de maro de 2009

ORGÃO DIRIGENTE CONSELHO DELIBERATIVO

São Órgãos Dirigentes do Instituto de Engenharia, em ordem hierárquica, as seguintes instâncias administrativas:

Assembléia Geral – É uma reunião dos Sócios Titulares convocados para discutir e deliberar temas de interesse delimitados pelos objetivos que constam no Estatuto do Instituto. É a instância de maior grau hierárquico do Instituto

Conselho Consultivo – É o guardião do patrimônio e do Estatuto do Instituto. É composto pelos ex-Presidentes, ex-Vice-presidentes, ex-Diretores Gerais do Acampamento dos Engenheiros, ex-Conselheiros do Conselho Deliberativo cujo mandato vigorou nos dois últimos anos e ex-Diretores da Diretoria Executiva que exerceram seus mandatos também nos dois últimos anos.

Conselho Deliberativo – Formado por 30 Conselheiros eleitos diretamente pelos associados , pelo Presidente do Instituto que também é Presidente desse Conselho e pelos 5 vice-Presidentes que não têm direito a voto. É a instância que define as ações a serem tomadas pela Diretoria Executiva do Instituto. Todo ano são renovados, através de eleições, 15 de seus membros.

Diretoria Executiva – É o órgão que executa as políticas emanadas pelo Conselho Deliberativo e executa todas as questões administrativas da associação. É composta por seu Presidente, cinco Vice-pesidentes, dois Diretores Secretários e dois Diretores Financeiros.

Especificamente o Conselho Deliberativo possui 16 importantes atribuições regidas pelo Estatuto dentre as quais podermos citar:


• Manifestar-se, através do seu Presidente, por qualquer meio de comunicação, em nome do Instituto de Engenharia, sobre assunto de interesse público;
• Encaminhar proposta de reforma do Estatuto ao Conselho Consultivo;
• Aprovar e apresentar à Assembléia Geral o relatório e a prestação das contas do exercício findo, com parecer do Conselho Fiscal;
• Aprovar o orçamento do ano social entrante;
• Decidir sobre as contribuições associativas;
• Decidir sobre as penalidades a serem impostas aos associados ou ao membro eleito no exercício do cargo em órgão dirigente do Instituto, na conformidade dos dispositivos do Estatuto;
• Fiscalizar os negócios do Instituto de Engenharia;
• Zelar pela observância do Estatuto e cumprir as decisões da Assembléia Geral e do Conselho Consultivo;
• Por maioria absoluta de seus membros, convocar Assembléia Geral.

É devido a essas atribuições designadas pelo Estatuto que aquilatamos a verdadeira importância dessa instância administrativa do Instituto.

Os Conselheiros do Deliberativo são representantes diretos de todos os sócios, principalmente daqueles que o elegeram, o que justifica a criação de um canal de comunicação eficiente dos Conselheiros com os sócios e vice-versa para que efetivamente exerçam essa representação.

Essa via de comunicação que ora está sendo implantada foi criada por decisão do Conselho Deliberativo que se sente orgulhoso em disponibilizá-la aos sócios do Instituto de Engenharia.


Veja também

Conheça a estrutura do Instituto e o que ele pode oferecer para você